Filmes, artigos, livros e palestras nos ensinam a olhar para dentro de nós mesmos, para que tomemos as rédeas do rumo de nossas vidas e nos conscientizemos de que muito do que nos ocorre é consequência de nossa forma de agir. Com isso, às vezes nos esquecemos de que aquilo que está fora de nós também influencia a nossa caminhada, tendo poder sobre nosso humor.
É muito difícil levarmos a vida numa boa, ignorando o que é ruim e desagradável à nossa volta, como se fôssemos a única fonte de alegrias, como se aqui dentro houvesse uma força capaz de neutralizar o que acontece lá fora. Se o mundo carece de empatia, de solidariedade, de enxergar o próximo, imbuir-se de controle total sobre a própria vida, sem se importar com nosso entorno, soa, no mínimo, como egocentrismo.
Ficamos tão perdidos que acabamos não sabendo mais onde procurar a felicidade, desviando-nos da essência que nos move enquanto nos prendemos ao que aparentamos, à imagem física tão somente, uma vez que ela é mais palpável, está ali bem no nosso nariz. Assim, privamo-nos de prazeres frugais para emagrecer e endurecer o corpo, sem perceber que cuidar do que está fora de nós também é essencial.
É preciso desintoxicar-se por dentro e por fora, cuidar do corpo – sem neuroses – e dos ambientes por onde transitamos, pois valorizar as coisas, os momentos e as pessoas certas nos tornará mais felizes e realizados. De nada adiantará malharmos por horas e comermos somente o que a dieta prescreve, caso saiamos da academia para uma vida superficial e rodeada de gente falsa e desagradável. Estaremos lindos por fora e em frangalhos por dentro.
Como tudo o mais nessa vida, é preciso equalizar as nossas atitudes e comportamentos
para que não exageremos além da conta no que somamos e no que restringimos. Quando priorizamos só o físico, quando ficamos muito indiferentes ao outro, quando transformamos comportamento em fixação, deixamos de lado muita coisa que poderia nos levar a sorrir mais e por mais tempo. Comer uma barra de chocolate vez ou outra não mata ninguém, mas dar importância a gente chata e insuportável nos distanciará cada vez mais da serenidade desejável em nossas vidas.
(Texto: Marcel Camargo / Fonte: amenteemaravilhosa.com.br)
Clínica CAIF - "Clínica de Atendimento Integrado à Família"
Profissionais e serviços prestados:
- Especialista em Terapia Cognitiva;
- Avaliação psicológica para ANAC;
- Avaliação de Porte de Arma;
- Avaliação psicológica para Teste Vocacional.
Serviço:
Rua Barão da Pedra Negra, 500 - Sala 13/1º Andar - Centro - Taubaté/SP
Tel.: (12) 3621-8475 / 3011-1204
Email: clinicacaif@gmail.com
Fanpage: www.facebook.com/clinicacaif1

Nenhum comentário:
Postar um comentário