A dor é um sinal de alerta. É uma sensação que temos no corpo, como o frio e o calor, mas a dor não é só uma sensação física, ela é também uma percepção, uma emoção, é uma sensação subjetiva e sua qualidade e gravidade como experiência no individuo é dependente de uma complexa mistura de fatores. A dor é subjetiva, mas não é abstrata.
Ela é sentida por alguém que precisa ser compreendido e respeitado, e que na maioria das vezes, encontra-se com medo de sua realidade: não entende por que tem dor, teme a causa da dor, teme sua doença, seu tratamento, seu prognóstico, e a própria perspectiva de sentir (ou não) sua dor.
A dor crônica é uma doença com manifestação dolorosa que leva o indivíduo a manifestar sintomas como alterações de sono, apetite, libido, irritabilidade, energia, diminuição da capacidade de concentração e restrições na capacidade para atividades familiares, profissionais e sociais. O estresse e a dor crônica podem levar os indivíduos a desenvolver transtornos psiquiátricos, como a depressão e a ansiedade. É fato que a dor crônica predispõe a depressão, enquanto que a depressão tende a agravar a experiência subjetiva da dor. Na maioria das vezes, sintomas como ansiedade, depressão, stress e dor crônica têm efeitos negativos, o que afeta de forma adversa o processo de recuperação, e reduz ainda mais a qualidade de vida do indivíduo.
A terapia cognitiva visa produzir mudanças cognitivas, emocionais e comportamentais duradouras. Enfatiza a aliança terapêutica, enfoca o caráter educativo, baseando-se na resolução de problemas do paciente.
Em relação à dor crônica, a prioridade em seu tratamento é ensinar o cliente a enfrentar e reduzir a dor através do treino de relaxamento, distorção cognitiva, visualização e, num segundo momento, ensiná-lo a utilizar as técnicas cognitivas para rebater as crenças, pois o pensamento é um dos fatores que influencia a dor, desse modo, ele pode agravar sua intensidade.
Patrícia Regina Areco Coelho de Oliveira
Psicóloga Especialista em Terapia Cognitiva pelo Instituto de Terapia Cognitiva – ITC
CRP 06/48251
Clínica CAIF - "Clínica de Atendimento Integrado à Família"
Profissionais e serviços prestados:
- Especialista em Terapia Cognitiva;
- Avaliação psicológica para ANAC;
- Avaliação de Porte de Arma;
- Avaliação psicológica para Teste Vocacional.
Serviço:
Rua Barão da Pedra Negra, 500 - Sala 13/1º Andar - Centro - Taubaté/SP
Tel.: (12) 3621-8475 / 3011-1204
Email: clinicacaif@gmail.com
Fanpage: www.facebook.com/clinicacaif1

Nenhum comentário:
Postar um comentário